Na dança africana, cada parte do corpo se movimenta em um ritmo diferente. Os pés seguem a base musical, acompanhados pelos braços que equilibram o balanço dos pés. A memória é um aspecto ontológico da estética africana. É a memória da tradição, da ancestralidade e do antigo equilíbrio da natureza, da época na qual não existiam diferenças nem separação entre o mundo dos seres humanos e dos deuses.
Nas danças africanas, o contato contínuo dos pés nus com a terra é fundamental para absorver as energias que deste lugar se propagam e para enfatizar a vida que tem que ser vivida neste local. Existem várias danças e entre elas destacam-se: lundu, batuque, ijexá, capoeira, coco, congadas e jongo.
Muito interessante!
ResponderExcluirParticularmente eu só conhecia a capoeira, mas vejo que são mais diversas e complexas as ramificações da África no Brasil, ainda, em termos de cultura.
Gostei das atribuições místicas que envolvem a dança. Geralmente atribuem as mesmas ao clichê artes marciais fanasiadas de dança. Aprendi muito
Continuem postandoo :)